Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cuidados na hora de vender seu imóvel.

Simone Trino
O mercado imobiliário volta a ficar aquecido. A crise que atingiu o país no terceiro quadrimestre de 2008 parece estar se dissipando e essa tendência é confirmada por imobiliárias que foram ouvidas pela reportagem da Folha de Alphaville. Mas se a sua intenção for colocar um imóvel à venda, fique atento a alguns cuidados.Bernadete Antunes, diretora de Vendas da Betta Consultoria, orienta o proprietário a escolher uma imobiliária idônea. "Prefira aquelas que sejam cadastradas no Creci, que trabalham com corretores credenciados e disponham de um departamento jurídico", ensina. "Evite o amigo do amigo, que não tem escritório e quem faz bico, porque o barato pode sair caro", reforça.
O segundo passo, segundo ela, é definir um preço que seja justo. "Pesquise no seu condomínio os preços dos imóveis ofertados, e depois consulte três imobiliárias. Além disso, solicite uma avaliação e acompanhe o corretor para obter todas as informações sobre o seu imóvel. Faça um descritivo com área construída, área do terreno, idade da construção, acabamento, valores de condomínio e IPTU, enumere as qualidades do condomínio, como academia, área de lazer, entre outros." Bernadete pede para que o proprietário fique atento ao valor pedido em relação ao declarado no Imposto de Renda. Isso porque, há o imposto sobre lucro imobiliário de 15%. "Há normativas na medida do bem que podem diminuir ou até isentar esse imposto", diz. Após definido o preço, a imobiliária, é chegada a hora de acertar as visitações. "As visitas devem ser agendadas. O ideal é definir dias e horários mais convenientes", avisa. Bernadete também chama a atenção para alguns detalhes, que muitos esquecem: o imóvel deve estar bem apresentável. Então, antes de iniciar todo o processo, pinte a casa, conserte vazamentos, entre outros.Durante as visitas, ensina a diretora de Vendas, se você gosta de cozinhar não precisa mostrar a coleção de panelas. "Abra toda a casa para tê-la iluminada e arejada, guarda brinquedos, vasos velhos e objetos que não usa mais. Também é necessário prender o cachorro, para que o comprador fique à vontade."
Segurança
Embora as placas ajudem a anunciar a venda ou locação de imóvel, Bernadete orienta o proprietário a não colocar um placa com telefone no próprio jardim "Isso afasta os corretores que têm medo de ver seu trabalho não ser remunerado, e atrai gente curiosa, que não passou por uma triagem na imobiliária. Defina com o seu corretor a forma de divulgação mais adequada."Quanto à negociação, Bernadete lembra que ela deve ser feita por escrito. "Um comprador sério não hesitará em assinar uma proposta ou contraproposta por escrito. Documentos assim evitam surpresas no final da negociação. Estabeleça o prazo de entrega do imóvel, normalmente entre 15 e 60 dias após a assinatura do contrato e deixe muito claro o que fica no imóvel, normalmente o que é fixo. Algumas pessoas querem a porteira fechada, como fogão, geladeira, cortinas, lustres e até colchão", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário